O Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB acontecerá de 19 a 21 de setembro, na cidade de São Paulo. Para essa 23ª edição, o tradicional evento registrou um recorde de inscrições, com um total de 650 amostras. O número representa um aumento de 15% em comparação com o ano anterior. Serão avaliadas, assim, amostras originadas de treze Estados brasileiros e do Distrito Federal. Entre eles, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Maranhão e Distrito Federal.

Na categoria de destilados, a cachaça se destaca como uma bebida produzida a partir da cana de açúcar. Além disso, nessa categoria estão incluídos produtos feitos com bagaço de uva (grappa), vinho (Brandy ou conhaque), gins, vodcas, licores, tequila e rum. Por outro lado, na categoria de vinhos, haverá seleção de vinhos Brancos Tranquilos, Tintos Tranquilos, Secos, Rosados Tranquilos e Espumantes Brancos, Rosados ou Tintos.

Vale ressaltar que todas as amostras terão avaliação anônima por um painel de especialistas. Então, aquelas que atingirem as pontuações necessárias, receberão prêmios que incluem a Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.

O corpo de jurados, presidido pelo jornalista Eduardo Viotti, agrega equipes de degustadores e jornalistas especializados em cada uma das categorias. Entre eles, enófilos, jornalistas, influencers e compradores. Alguns dos nomes incluem Agilson Gavioli, Álvaro Cézar Galvão, Amarilis Bertachini, Cristiane Faria, Irineu Guanier, Jairo Martins, João Almeida, Joel Silveira Leite, Laércio Zulu, Leandro Dias, Léo Albertino, Marite Dal’osto, Rafael Bernardoni, Renato Frascino e Rodrigo Sepulveda.

O concurso

O Brasil é amplamente reconhecido em todo o mundo como um produtor de vinhos e destilados de alta qualidade. Esse reconhecimento tem crescido constantemente, à medida que o país conquista importantes prêmios em competições internacionais. Com base nesse contexto, criou-se o Concurso Vinhos e Destilados do Brasil.

O intuito do evento é destacar, perante o mercado nacional, a contínua expansão na produção de vinhos e destilados de elevado padrão. E desse modo, ampliar também a visibilidade desses produtos na mídia brasileira, que destaca o reconhecimento internacional da qualidade dos produtos nacionais. O que contribui ainda para superar preconceitos e realçar a excelência das bebidas produzidas no país.

Ademais, o concurso visa também atrair ao país influenciadores internacionais para que compartilhem informações sobre os vinhos brasileiros no exterior. Dessa forma, o 23° Concurso Vinhos e Destilados do Brasil se estabelece como uma vitrine significativa para o setor, não apenas no mercado doméstico, mas também nos mercados internacionais de exportação. Mais informações pelo site oficial do evento.

 

Créditos: Freepik