O 6º Encontro Enoconexão acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, no Salão de Cultura e Eventos de Louveira, interior de São Paulo. Palestrantes renomados, nacionais e internacionais, marcarão presença no evento técnico sobre viticultura e enologia. A entrada é gratuita, mas a inscrição pelo Sympla é necessária.
Com a expectativa de reunir mais de 500 pessoas, o encontro abordará o tema “Ascensão dos vinhos paulistas”. A programação incluirá diálogos, palestras e degustações técnicas conduzidas por profissionais experientes em diversos aspectos do vinho.
De acordo com Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão, diante do cenário atual o tema escolhido para esta edição é de suma importância. Isso porque a vitivinicultura paulista está fortalecida, em ascensão, com o desenvolvimento das vinícolas e investimentos em informação e tecnologia. Além disso, vale ressaltar que há mais de 220 vinícolas em todo o estado produzindo vinhos de alta qualidade, reconhecidos em concursos internacionais. Proporcionando, assim, experiências encantadoras de enoturismo para milhares de turistas.
Palestras
O Polo Turístico do Circuito das Frutas coorganiza esta edição do Encontro Enoconexão, trazendo palestrantes de renome internacional. Entre eles, a Dra. Marta Dizy Soto, pesquisadora da Universidad de La Rioja (Espanha), que abordará a determinação do perfil organoléptico em vinhos ultra premium. A palestra ocorre no dia 8, das 15h às 16h30.
Em seguida, das 16h30 às 18h, também participa do evento o Dr. Álvaro Peña-Neira, professor da Universidad de Chile (Chile). Ele discutirá os fatores determinantes da qualidade dos vinhos e seu potencial em barricas de carvalho.
No mesmo horário, mas no dia 9, o enólogo Lucas Amaral, da vinícola experimental da EPAMIG, falará sobre a técnica de dupla poda da videira e as peculiaridades na elaboração de vinhos, explorando as “Novas fronteiras vitivinícolas”.
Histórico
Há quase 500 anos, Martim Afonso de Souza trouxe as primeiras videiras da Ilha da Madeira para o Brasil, plantadas por Brás Cubas em São Vicente, em 1532. Atualmente, uma nova ascensão dos vinhos paulistas é evidente, impulsionada pela técnica de dupla poda desenvolvida pela EPAMIG.
Essa inovação, que envolve duas podas direcionadas para a estação seca, resulta em uvas mais maduras e vinho premium. Essa prática, ultrapassando fronteiras, atingiu várias regiões do Brasil, estimulando o surgimento de novas vinícolas premiadas internacionalmente.
Em São Paulo, a movimentação também atingiu regiões tradicionais como Jundiaí e São Roque, renovando os polos vitivinícolas. O 6º Encontro Enoconexão, coorganizado pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas, destaca a região, conhecida por suas festas anuais, celebrando a produção de uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo, valorizando os produtores rurais locais.
Sobre o Encontro Enoconexão
Criado em 2018, o Encontro Enoconexão visa promover informações técnicas gratuitas sobre produção, manejo e vinificação a entusiastas, representantes e profissionais de Enologia e Viticultura. Surgindo da necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, especialmente em Jundiaí e no Circuito das Frutas, o projeto expande sua influência para regiões como Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.
Serviço
6º Encontro Enoconexão
Data: 8 e 9 de novembro de 2023 (quarta e quinta)
Local: Salão de Cultura e Eventos de Louveira
Endereço: Estrada Miguel Bossi, 130, Guembê – Louveira/SP
Entrada: Gratuita
Inscrições: Sympla
Internet: Site / Instagram
Créditos: Divulgação