Em 17 de agosto, celebra-se o Dia do Pão de Queijo, um dos quitutes mais amados pelos brasileiros. Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, ele é sempre uma boa opção que agrada o paladar de todas as idades. Isso porque é bastante versátil, combinando bem com manteiga, requeijão, geleias e até creme de avelã. Sem falar que fica irresistível acompanhando uma boa xícara de café, concorda?
Sua base mistura polvilho e queijo para criar bolinhas crocantes por fora, macias e elásticas por dentro. Mas seu preparo pode ganhar ainda outros ingredientes, como polvilho e ovos, dependendo da região do país. Há inúmeras versões, inclusive recheadas com catupiry ou doces como goiabada. Também receitas fitness, veganas, low carb e muitas outras. Nesse sentido, a criatividade é livre!
De origem mineira, o saboroso quitute se espalhou pelo Brasil e hoje é facilmente encontrado em padarias e outros estabelecimentos de todo o país. Aliás, mesmo tendo Minas Gerais como berço, seu maior consumo ocorre no estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro. Isso de acordo com pesquisa realizada pela ECD Food Service.
O lanchinho é um dos pratos típicos brasileiros mais famosos, que integram e ressaltam a cultura nacional, uma iguaria que encanta qualquer turista. Seu sucesso é tanto, que ele ultrapassa fronteiras e ganha destaque até nos mercados internacionais, tendo exportação para dezenas de países.
Sendo assim, o Dia do Pão de Queijo é uma data especial que merece ser celebrada, enaltecendo a rica gastronomia brasileira e seus sabores únicos. E nada melhor do que fazer isso experimentando novas versões ou saboreando as tradicionais. Fica o convite!
Crédito – Destaque: Freepik