O Sítio Capoeira tem se destacado como um atrativo turístico imperdível para os apreciadores de cafés. Com sua produção e torrefação próprias, este refúgio oferece aos visitantes a chance única de explorar de perto o ciclo completo da produção de uma bebida singular, desde o plantio até a degustação na xícara. Nos últimos oito anos, o local recebeu turistas provenientes de sete estados brasileiros e mais de dez países distintos. Vale ressaltar que o sítio é mantido e cultivado pelos fundadores da cafeteria Olinto Café, situada em Franca.
Ao participar dessa experiência, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar nas diversas etapas do processo de produção de cafés especiais, ou seja, desde a meticulosa colheita seletiva dos grãos até a cuidadosa torrefação artesanal. Além disso, apresentam-se as características distintas e as peculiaridades dos variados métodos de preparo, como a prensa francesa, a aeropress e a tradicional máquina de espresso.
A história do Sítio Capoeira, que está localizado em Jeriquara, no interior de São Paulo, remonta a mais de um século. Sendo narrada pelo casal Antônio Fernandes de Oliveira e Maria Justina de Jesus. Transmitida de geração em geração, a tradição chegou aos atuais proprietários: Sueli Fernandes de Oliveira Malta, seu esposo, José Roberto Malta, e suas filhas, Bruna e Bárbara Malta.
Olinto Café
Além da produção do grão, a Olinto Café proporciona aos visitantes uma seleção de bebidas provenientes de diversas marcas regionais. Ou seja, enfatizando a diversidade e a riqueza dos cafés especiais produzidos na região da Alta Mogiana.
Segundo a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o consumo de cafés especiais no país vem registrando um aumento médio anual de 15%. Em 2021, das 47 milhões de sacas produzidas no país, 8 milhões (17%) eram de grãos de qualidade superior, proporcionando assim uma experiência mais saborosa.
Por fim, para aqueles que desejam degustar as especialidades dos cafés, a Olinto disponibiliza uma plataforma online, com entrega para todo o país.
Créditos: Divulgação