Com a chegada das festas de fim de ano, os panetones reafirmam sua importância nas mesas brasileiras. Eles alcançaram 37,6 milhões de lares e geraram R$ 953,6 milhões em vendas durante a última temporada (novembro de 2023 a janeiro de 2024). Esse desempenho resultou em um aumento de 31,5% no faturamento e de 8,3% no volume consumido, que totalizou 46.387 toneladas.

Os dados, obtidos por pesquisa da Kantar, indicam um cenário promissor para 2024, com expectativas de crescimento entre 3% e 5% no consumo em volume. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).

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Panetones ganham força nas festas

Conforme destaca Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, os panetones são um verdadeiro ícone da cultura brasileira. Por isso, desempenham um papel fundamental na economia ao gerar empregos temporários e impulsionar as receitas das indústrias. Zanão também ressalta que o setor tem se reinventado para atender aos consumidores, oferecendo novos sabores e embalagens criativas que mesclam tradição e inovação.

A região da Grande São Paulo se destaca, principalmente, como uma das mais promissoras, com alta penetração da categoria. A demanda por panetones premium, recheados e tradicionais cresce a cada ano, mostrando o forte apelo dessa iguaria nas festividades. Com uma pontuação de 9,5 em uma escala de 0 a 10, a penetração entre os paulistas reforça a importância cultural e econômica do panetone nas comemorações de fim de ano.

Por fim, Zanão conclui expressando a confiança de que a temporada de 2024 será uma nova oportunidade para fortalecer a conexão do consumidor com o panetone, que já alcançou 67,7 milhões de pontos de contato em todo o Brasil. Ele enfatiza que, mais do que um produto, o panetone é um símbolo que une famílias e celebrações.

Conheça a Abimapi

A Abimapi, uma das maiores associações alimentícias do Brasil, representa atualmente mais de 90 empresas responsáveis por 75% do setor, gerando mais de 100 mil empregos diretos. A associação responde por um terço do consumo de farinha de trigo no país e tem como missão fortalecer as categorias de biscoitos, macarrão, pães e bolos industrializados. Além disso, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, que fomenta as exportações para mais de 90 países.

 

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