Gramado, no Rio Grande do Sul, se prepara para celebrar mais uma edição da Vindima, que, portanto, enaltece a tradição da vitivinicultura da Serra Gaúcha. Entre 14 de fevereiro e 9 de março de 2025, a quarta edição da Vindima promete encantar moradores e turistas com uma agenda diversificada, incluindo atrações culturais, experiências enogastronômicas e visitas a vinícolas locais.

O coração do evento será a Praça das Etnias, onde mais de 56 apresentações artísticas acontecerão, incluindo, inclusive, a teatralização da pisa das uvas, transformando essa tradição em um verdadeiro espetáculo interativo.

Destaques da programação incluem visitas a sete vinícolas que mantêm viva a herança vitivinícola da região:

  • Stopassola: vinhos artesanais que expressam o terroir de Gramado, combinando tradição familiar e qualidade;
  • Benvic: vinhos e espumantes produzidos com um olhar moderno, sem perder o respeito pelas técnicas clássicas;
  • Seganfredo: vinhedos que encantam tanto pela beleza quanto pela excelência das uvas, oferecendo vivências imersivas;
  • Masotti: referência local que une inovação e história em cada etapa da produção;
  • Arte Líquida: vinhos autorais com processos diferenciados e identidade própria;
  • Família Lazaretti: paixão pelo vinho refletida em cada garrafa, com experiências autênticas para os visitantes;
  • Casa da Tapera: vinhos marcantes que traduzem a identidade local, unindo legado e inovação.

Cultura e enogastronomia em Gramado

Durante o evento, a Praça das Etnias se transforma em um grande palco cultural. Além disso, o ambiente cria uma atmosfera vibrante para o público. Por isso, o espaço contará com apresentações musicais, pocket shows inspirados na herança italiana e degustações de vinhos e delícias regionais.

Conforme destaca Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, o evento celebra o trabalho das famílias produtoras e reforça a identidade de Gramado como um polo enoturístico. Dessa forma, esta edição traz novidades que vão surpreender e encantar o público.

Por fim, a programação ocorrerá diariamente, das 11h às 22h. As apresentações artísticas estão previstas para às 18h e 20h de segunda a quinta, e em quatro horários distintos – 16h, 17h, 18h e 20h – de sexta a domingo. Pocket shows temáticos acontecerão sempre às 19h.

 

Créditos – Destaque: Divulgação/Cleiton Thiele