Um estudo conduzido pela YouGov, empresa global especializada em pesquisas, analisou o consumo de bebidas destiladas no Brasil. Ele revelou que a Smirnoff ocupa o topo das preferências entre homens e mulheres. Aliás, a marca apresentou o maior índice de satisfação em ambos os públicos, com um destaque maior entre as mulheres, que registraram 37% de aprovação, contra 30% dos homens. Os resultados foram obtidos por meio das plataformas BrandIndex, voltada para percepção e satisfação de marca, e Profiles, que examina comportamento, estilo de vida e crenças dos brasileiros.
No ranking geral, a Campari garantiu a segunda posição, com 19% de satisfação entre as mulheres e 24% entre os homens. Conforme David Eastman, diretor-geral da YouGov para a América Latina, o mercado de destilados historicamente focou sua comunicação no público masculino, mas essa realidade está mudando. Além disso, a pesquisa aponta que as mulheres apresentam alta aprovação por marcas como Smirnoff e Campari, o que sugere um potencial para campanhas mais inclusivas e que rompam com padrões de gênero.
A lista segue com Johnnie Walker, que obteve 16% de aprovação entre as mulheres e 26% entre os homens. Sendo seguido por Jack Daniel’s (14% e 25%, respectivamente). Outras marcas que figuram na pesquisa incluem Absolut (14% e 15%), Ballantine’s (9% e 12%), Bacardi (8% e 11%), White Horse (8% e 13%), Ypióca (8% e 12%), Tanqueray (7% e 6%), Orloff (6% e 9%), Skyy (3% e 4%), Aperol (3% e 1%), Salinas (2% e 3%), Gordon’s (2% e 1%) e Seleta (2% e 5%).

Créditos: Divulgação
Smirnoff domina ranking e estudo revela padrões de consumo
Além de mostrar que a Smirnoff lidera as preferências, o estudo também investigou os hábitos de compra de bebidas alcoólicas entre homens e mulheres. Os dados apontam que 40% do público feminino entrevistado e 35% do masculino não adquirem nem consomem esse tipo de produto. No que diz respeito à compra para si e para terceiros, ambos os grupos apresentaram o mesmo percentual, de 26%. Contudo, na compra para consumo próprio, os homens apresentaram um índice maior (28%) que as mulheres (18%).
Quando questionados sobre o consumo de bebidas alcoólicas, 50% das mulheres relataram não ingerir esse tipo de bebida, enquanto entre os homens esse percentual foi de 44%. O levantamento também mostrou que 48% das mulheres e 53% dos homens afirmam consumir regularmente.
A frequência com que frequentam bares ou pubs também foi analisada. Entre as mulheres, 32% mencionaram visitar esses locais esporadicamente, ao mesmo tempo entre os homens, essa taxa foi de 28%. Já a parcela que nunca vai a bares chegou a 31% no público feminino e 23% no masculino. No grupo que costuma frequentar esses estabelecimentos semanalmente, os percentuais foram de 8% entre as mulheres e 12% entre os homens.
Por fim, a pesquisa investigou a quantidade de álcool consumida semanalmente. Entre as entrevistadas, 29% disseram não ingerir nenhuma unidade alcoólica, contra 23% dos homens. Além disso, 16% das mulheres e 12% dos homens declararam não beber álcool sob nenhuma circunstância. Entre os que consomem, os números variam de 1 a mais de 14 unidades por semana. Portanto, a média de consumo foi mais alta entre o público masculino.
Leia mais: Tipo de bebidas alcoólicas: desvende um mundo de possibilidades
Créditos – Destaque: Canva