As experiências gastronômicas tradicionais que contêm menus em papel, pedidos escritos à mão e longas esperas pelos funcionários serão rapidamente substituídas, tudo graças aos avanços da tecnologia.

Agora, quase todos os restaurantes se esforçam para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Para isso, utilizam menus inteligentes e pontos de contato digitais.

Ambos ajudam significativamente as marcas a oferecer serviços sem contato aos seus clientes, transformando, em última análise, a experiência gastronômica.

Além disso, existem várias outras maneiras pelas quais menus inteligentes e pontos de contato digitais estão mudando a forma como os restaurantes costumavam abordar as refeições. Esta postagem discutirá essas formas em detalhes.

Visão geral de menus inteligentes e pontos de contato digitais

Os menus inteligentes referem-se basicamente a uma versão digital, mas interativa, do menu do restaurante. Será facilmente acessível através de dispositivos como smartphones, tablets, etc. Esses menus geralmente vêm na forma de códigos QR.

Os clientes simplesmente precisam escanear o código através de seus smartphones ou, se preferirem, usar uma ferramenta para ler qr code online e visualizar o menu diretamente em seus dispositivos.

Quando se trata de pontos de contato digitais, referem-se a todas as interações digitais entre o restaurante e o cliente. Alguns pontos de contato importantes na área de jantar são:

  • Fazendo pagamentos sem contato;
  • Receber pontos de fidelidade ou fornecer feedback.

Ambas as tarefas também podem ser realizadas por meio de códigos QR.

Diferentes maneiras pelas quais menus inteligentes e pontos de contato digitais estão transformando os restaurantes

Abaixo, discutimos algumas das maneiras comprovadas pelas quais menus inteligentes e pontos de contato digitais estão impactando a experiência gastronômica.

1 – Pedidos rápidos e eficientes

A colocação de pedidos mais rápida e eficiente é uma das transformações mais significativas trazidas pelos menus inteligentes. Agora, os clientes não precisam esperar que os funcionários do restaurante se libertem dos outros clientes para depois atendê-los com o cardápio, além de outros detalhes.

Com a ajuda de menus inteligentes com códigos QR integrados, os clientes podem facilmente escanear o menu, revisar os pratos disponíveis e fazer um pedido. É tão fácil quanto isso!

Obviamente, isso não só reduzirá os tempos de espera, mas também evitará a possibilidade de gargalos entre o pessoal durante os horários de pico. Em última análise, os clientes terão um serviço mais tranquilo, que é o objetivo principal de todo restaurante.

2 – Atualizações de menu em tempo real

Este ponto refere-se especificamente à gestão do restaurante. Alterar menus é uma tarefa repetitiva para a gestão. Os restaurantes muitas vezes precisam atualizar seu cardápio para se ajustar aos preços mais recentes ou adicionar/remover pratos.

Felizmente, os menus digitais fornecem uma excelente solução para isso. Existe um tipo específico de código QR conhecido como “Dinâmico” que permite aos usuários editar as informações que o código contém mesmo após sua criação.

Assim, os funcionários do restaurante podem editar e atualizar facilmente o menu com base no código QR e reutilizá-lo. Isso significa que não há necessidade de reimpressão.

Além disso, se os restaurantes utilizam quiosques digitais, o processo é ainda mais simples e fácil. Isso ocorre porque os quiosques digitais permitem que as empresas editem e atualizem facilmente as informações exibidas.

3 – Apelo visual aprimorado

O título já dá uma ideia clara. O apelo visual do cardápio impacta positivamente o cliente.

Porém, quando os cardápios são disponibilizados em formato impresso, seu aspecto visual fica opaco ou até mesmo prejudicado com o passar do tempo. Além disso, os menus rígidos restringem os restaurantes a mencionar apenas as informações necessárias; caso contrário, o menu ficará muito extenso.

Felizmente, estes não são os casos quando se utilizam menus digitais. Ao incorporar códigos QR, os restaurantes podem redirecionar os clientes para seus menus atraentes, projetados digitalmente.

Esse menu oferece uma experiência de navegação envolvente aos clientes, além das descrições baseadas em texto. Contém imagens e vídeos em alta resolução para que os clientes possam decidir facilmente o que comer.

Além disso, o apelo visual também será benéfico na conquista de sua confiança e fidelização, resultando em uma experiência positiva para o cliente.

4 – Transferência de pagamento perfeita

Sabemos que depois de comer a refeição ninguém quer ir ao caixa e finalizar o pagamento. Isso fica ainda mais agitado nos horários de pico. É aqui que os pontos de contato digitais entram em ação.

A gestão do restaurante pode colocar códigos QR no balcão ou em outros locais essenciais com instruções adequadas. Isso permitirá que os clientes leiam o código perfeitamente e prossigam com o pagamento utilizando seu telefone, tablet, etc.

Isso significa que não há necessidade de interagir fisicamente com a equipe e desperdiçar tempo e esforço valiosos. A transferência de pagamento contínua não só contribuirá para a satisfação do cliente, mas também reduzirá o tempo de inatividade da mesa.

5 – Eficiência Operacional

Esta é a forma final que discutiremos hoje. Os pontos de contato digitais podem ajudar a aumentar a eficiência operacional do restaurante. Deixe-nos explicar como.

Pedidos comunicados verbalmente ou em formato manuscrito sempre apresentam risco de erros, ou seja, supervisão humana, escrita ilegível, etc. Felizmente, os pontos de contato digitais evitam essas armadilhas, permitindo que os clientes façam um pedido por conta própria por meio de uma interface digital.

Além disso, esses pontos de contato servem como uma ponte entre equipes de frente de casa (FOH) e de retaguarda (BOH). Quando um pedido é feito, ele é transferido automaticamente para a cozinha e para o sistema POS. Não há necessidade de tickets físicos e transferências verbais.

Concluindo

Já se foi o tempo em que os clientes dependiam totalmente da equipe do restaurante para fazer o pedido e, por fim, jantar. Graças aos avanços da tecnologia, muitas marcas começaram a optar por menus inteligentes e pontos de contato digitais. Ambos garantem pedidos eficientes, pagamento contínuo, eficiência operacional e muito mais.

Esta postagem do site descreveu todos esses aspectos em detalhes. Esperamos que você os ache interessantes e valiosos.

 

Créditos – Destaque: Imagem gerada via IA