Você é dono de um negócio cujo restaurante tem um menu incrível, atendimento ao cliente de primeira linha e ambiente atraente, mas ainda está lutando para atrair fregueses? Então o problema é claro – você não está fazendo marketing da sua loja.

O marketing não só atrai clientes em potencial, mas também melhora o conhecimento da marca entre o público-alvo e, por fim, ajuda você a se destacar. Existem inúmeras técnicas e estratégias que os donos de restaurantes seguem para marketing.

No entanto, para aumentar as chances de sucesso do seu negócio, pesquisamos e reunimos algumas dicas e truques comprovados. Então, você deve ler este post até o fim.

Dicas e truques eficazes para o marketing de um restaurante em 2025

Aqui estão algumas das dicas mais eficazes que podem ser adotadas para o marketing do seu restaurante em 2025.

1 – Trabalhe no SEO local para melhorar a visibilidade

Melhorar o SEO local é um dos truques mais essenciais e eficazes para divulgar seu restaurante para um público próximo.

Porque foi observado muitas vezes que sempre que um cliente em potencial quer comer algo, ele geralmente pesquisa “melhor cheeseburger perto de mim“, etc. Então, se seu restaurante estiver registrado e verificado online, ou seja, no Google Maps, e tiver um bom SEO local, há uma grande chance de que o Google mostre seu negócio como uma opção adequada para uma consulta pesquisada.

Agora, a questão que surge aqui é – como exatamente os donos de restaurantes podem elevar seu SEO local. A resposta é por meio de várias maneiras.

Por exemplo, eles primeiro precisam registrar e verificar seu restaurante no Perfil Comercial do Google. Quando terminar, é hora de completar o cadastro. Escreva uma descrição atraente usando palavras-chave baseadas em localização.

Além disso, adicione imagens e vídeos de alta qualidade para chamar a atenção dos clientes. Peça para consumidores satisfeitos deixarem avaliações positivas. Isso dará um impulso à classificação no SERP local.

Um SEO local robusto para seu restaurante atrairá o público próximo, resultando em melhor engajamento do cliente e, consequentemente, em vendas.

2 – Execute campanhas de e-mail eficazes

Seja você uma marca local ou global, criar e executar campanhas de e-mail será benéfico em ambos os casos. De acordo com estatísticas, o marketing por e-mail fornece até 122% de retorno sobre o investimento (ROI) para restaurantes.

É por isso que mais de 80% das empresas globalmente confiam nesse truque de marketing como seu principal canal de aquisição de clientes. Então, você também deve começar a criar campanhas de e-mail eficazes seguindo a abordagem mencionada abaixo.

Primeiro, segmente o e-mail dividindo os assinantes em porções específicas com base em um critério definido. Agora, comece a criar cópias de e-mail envolventes destacando os detalhes mais úteis, ou seja, benefícios, descontos especiais, menus atualizados, etc.

Deve usar palavras e frases poderosas e seguir um tom formal consistente para causar impacto no destinatário. Se você estiver achando isso difícil, então parafrasear o e-mail com uma ferramenta online para refinar rapidamente sua escolha de palavras e fluência de frases.

Parafrasear também é necessário se você estiver mirando em um tipo específico de público. Você terá que modificar o tom do texto do seu e-mail de acordo com o público-alvo e a natureza da campanha. Isso pode ser feito facilmente usando uma ferramenta de paráfrase online.

Quando a paráfrase estiver concluída, tudo o que você precisa fazer é enviar um e-mail aos clientes-alvo no momento certo para obter altas taxas de abertura.

O envio contínuo de e-mails ajudará a construir relacionamentos com clientes, gerar visitas recorrentes e aumentar a receita.

3 – Faça uso das mídias sociais e do marketing de influência

Mais da metade da população mundial está usando mídia social. Isso dá uma excelente oportunidade para donos de restaurantes comercializarem seus negócios de forma eficiente. O processo é simples: eles precisam se concentrar em criar conteúdo relevante, mas valioso.

Evite ser muito promocional, porque os clientes são inteligentes hoje em dia. Eles valorizam qualidade, honestidade e originalidade. Você pode usar uma variedade de tipos de conteúdo, ou seja, postagens textuais, vídeos, reels, infográficos, memes e muito mais para mostrar diversidade.

Além das mídias sociais, você também pode considerar o marketing de influência para promover seu restaurante. Esse truque também é bem eficaz porque as pessoas frequentemente idealizam seus influenciadores favoritos e adoram comer e comprar coisas que seu preferido faz.

Então, ao contratar um influenciador popular, você pode se destacar como único no mercado e fazer seu restaurante ser notado. No entanto, é importante notar que o marketing de influência geralmente é adequado para proprietários que não têm preocupações com orçamento.

Abaixo, resumimos todo o conceito de marketing de influência em uma equação.

Mais orçamento > Contratação de um influenciador popular > Mais chances de bons resultados

4 – Use o marketing de código QR

Os códigos QR transformaram totalmente a maneira como o marketing era feito anteriormente. Tornou-se uma tática de marketing essencial para empresas que operam localmente, deixe-nos explicar como.

Os donos de restaurantes podem colocar o código QR nas mesas, permitindo que os clientes visualizem rapidamente o menu digitalmente sem esperar pela equipe. Da mesma forma, eles também podem colocá-los no balcão, para que as pessoas possam fazer pagamentos sem problemas, sem ficar na fila.

Além disso, há vários outros casos de uso em que esses códigos podem ser úteis, como na coleta de feedback.

A melhor coisa sobre esse truque de marketing é que sua implementação é bem simples e econômica. Tudo o que você precisa fazer é primeiro criar um QR code para seu restaurante. Isso pode ser feito facilmente utilizando um gerador de QR code online.

Agora, basta tirar impressões e colocá-las em lugares diferentes. Os clientes precisam escaneá-las usando seus smartphones e obter as informações necessárias. Caso o telefone de alguém não suporte essa funcionalidade, a pessoa pode usar um leitor de qr code baseado na web, que lerá o código e fornecerá as informações contidas nele.

5 – Inicie um programa de fidelidade

O nome já diz tudo – começar um programa de fidelidade também é um excelente truque de marketing. Ajuda muito a encorajar visitas repetidas, ao mesmo tempo em que aumenta a retenção de clientes. Aqui está a abordagem que você pode seguir para implementar esse truque.

Primeiro, determine seu orçamento geral e decida se você está em condições de executar um programa de fidelidade. Se sim, você está pronto para começar. Isso porque você não pode se dar ao luxo de ir à falência enquanto executa um programa de fidelidade.

Quando se trata de lançar o programa, os donos de restaurantes têm várias opções. Por exemplo, eles podem oferecer descontos especiais em refeições específicas. Além disso, eles também podem oferecer promoções diárias, ou seja, Blessed Friday, etc.

Além disso, eles também podem apresentar ofertas e vantagens exclusivas para membros regulares ou clientes.

Encerrando

Não importa o quão acessível e de qualidade seja a comida que seu restaurante esteja oferecendo, se você não estiver fazendo marketing, ele pode não ter um bom engajamento e vendas. O marketing não apenas promove seu negócio, mas também estabelece sua imagem única entre o público-alvo. Várias dicas e truques podem ser seguidos a esse respeito. Alguns dos comprovados foram discutidos nesta publicação. Esperamos que sejam úteis para você.

 

Créditos – Destaque: Divulgação