Excel do básico ao avançado, esse é um dos principais requisitos para muitas vagas de emprego, não é mesmo? Esta é uma ferramenta que precisa ser usada em diversas áreas. Pois é, se você pensou que apenas o setor financeiro usava planilhas, está muito enganado. Sendo assim, veja 5 dicas imperdíveis sobre a ferramenta.

O Excel é uma ferramenta essencial da informática para o processo de gerenciamento e otimização do dia a dia de muitas pessoas. Por meio dessa ferramenta é possível organizar dados com muita eficiência e realizar diversas tarefas.

Por esse fato que diversas empresas solicitam que você saiba utilizar essa ferramenta, independente da área que irá atuar.

Para você que conhece pouco ou quase nada sobre a ferramenta, separamos um conteúdo completo de dicas sobre como melhorar o seu trabalho dentro do Excel do básico ao avançado.

O que é Excel?

Excel é uma ferramenta da Microsoft, esse aplicativo serve para a criação de planilhas eletrônicas. Essa ferramenta foi criada no ano de 1987 para todos os computadores. Com o avanço tecnológico e desenvolvimento da ferramenta, diversas funcionalidades foram surgindo.

Atualmente, o Excel é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas. Sem contar que é um dos requisitos saber o Excel do básico ao avançado, para quem deseja ter sucesso e ser reconhecido dentro de um ambiente de trabalho.

Quando surgiu o Excel?

O Microsoft Excel, foi lançado no ano de 1985, mas inicialmente foi liberado apenas para computadores e dispositivos Macintosh da Apple.

Apenas no ano de 1987, foi lançada a versão 2.0. Essa opção foi lançada para diversas versões de computadores, incluindo o Windows. Quem criou essa ferramenta? Pois bem, muitas pessoas acreditam que Bill Gates foi o criador. No entanto, o principal responsável por essa ferramenta foi o programador Daniel Bricklin.

Daniel foi conhecido como o “Pai das Planilhas”, pois transformou as folhas de cálculos em planilhas eletrônicas. Além disso, foi o primeiro responsável por criar o primeiro programa de planilhas digitais, conhecido como Visicalc.

5 dicas imperdíveis de Excel do básico ao avançado

Você sabia que existem alguns truques para ajudar o seu dia a dia usando essa ferramenta? Pois é, separamos 5 dicas imperdíveis que você pode usar no Excel do básico ao avançado.

1 – Deixe o mouse de lado

Quando falamos de planilha, o mouse pode acabar atrapalhando, fazendo com que alteremos os dados ou posições da planilha sem nem perceber. Por esse fato, é importante que você deixe o mouse de lado e use atalhos.

Sendo assim, use:

  • Ctrl + Page Up = Para avançar.

2 – Abra arquivos variados apenas uma vez no Excel

Você está com diversos arquivos para serem abertos no Excel mas não consegue por isso tem que abrir um por um?

Saiba que isso é totalmente possível. Para isso, você deve selecionar todos os arquivos que você precisa abrir, em seguida aperte entre no seu teclado. Desse modo, todos os arquivos serão abertos de uma vez no Excel.

3 – Quer selecionar uma linha completa até a última informação?

Se você trabalha com planilhas ou irá trabalhar, saiba que em diversas ocasiões você vai lidar com planilhas extensas. Em muitos desses casos, será necessário selecionar todas as células que estão compostas por informações.

Se você depender do seu mouse para fazer essa atividade, poderá demorar até 1 minuto ou mais para selecionar todas as informações.

No entanto, você consegue fazer isso com mais qualidade e rapidez usando o atalho: Ctrl+Shift+ Seta para baixo ou para o lado, na direção que deseja selecionar.

4 – Adicione mais uma linha na sua planilha

Saber o Excel do básico ao avançado é essencial, principalmente quando falamos em muitos dados. Para isso, você deve clicar em uma das células.

Em seguida, selecione o botão direito do mouse, inserir e por fim deslocar as células para baixo. Você também pode selecionar quantas linhas novas deseja abrir todas de uma vez.

5 – Passe todos os dados para uma linha ou coluna

Se você já utiliza o Excel, certamente já se deparou em um momento de ter que refazer a planilha por completo para colocar os dados em uma linha, por exemplo.

Pois bem, saiba que agora você não vai mais precisar digitar os dados novamente. Isso mesmo, você pode “transpor” essas informações.

Para isso, é importante que você copie todos os dados de uma coluna. O próximo passo é que em outra célula, clique com o botão direito do mouse e também escolha a opção de colagem, “transpor”. Assim, todos os dados ficarão apenas em uma linha.

Todas essas dicas irão ajudar você que precisa saber mais sobre Excel do básico ao avançado. Mas não deixe de investir em cursos de Excel online, pois podem ajudar você a alcançar o seu sucesso.

Excel tem diversas funcionalidades!

O Excel teve e vem tendo diversas atualizações desde a sua criação. Desse modo, foi possível observar o surgimento de diversos recursos, funcionalidades e muito mais. Ou seja, oferecendo para os usuários mais autonomia e integração com outros sistemas.

 

Créditos: Pixabay