A Fruit Attraction São Paulo segue em expansão e se consolida como o principal evento do setor de frutas e hortaliças no hemisfério sul. Durante a cerimônia de lançamento da feira, que aconteceu no começo de 2025, o secretário executivo da pasta, Edson Fernandes, ressaltou que a edição de 2024 já demonstrou sua grandiosidade e que, neste ano, o evento crescerá ainda mais, dobrando de tamanho.

No evento de lançamento, Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil – que organiza a feira em parceria com a Ifema Madrid – antecipou que a edição de 2025 já apresenta números que indicam um desempenho superior ao do ano anterior. Além disso, ele informou que o evento contará com 400 expositores, representando mais de 18 países, e deve atrair um público estimado entre 15 e 20 mil visitantes. Por fim, mencionou a realização de rodadas de negócios promovidas pela Apex, que reunirão mais de 50 compradores.

O congresso de conteúdo da Fruit Attraction São Paulo será ampliado e contará com a participação do coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank. Outro destaque será o crescimento da área de exposição, que passará de um para dois pavilhões, com 80% dos estandes já comercializados. A segunda edição acontecerá entre os dias 25 e 27 de março, no São Paulo Expo.

Feira impulsiona fruticultura brasileira no mercado global

Macedo também ressaltou a importância da presença dos principais estados produtores de frutas e hortaliças no evento. Para ele, a feira representa uma grande oportunidade para os pequenos produtores e a agricultura familiar. Já que possibilita um contato direto com compradores, inclusive internacionais, ampliando a visibilidade da produção nacional. Daniel Antuña, da Ifema Madrid, reforçou que o evento pretende destacar a diversidade, qualidade e sustentabilidade da fruticultura brasileira no mercado global.

O lançamento também abordou o crescimento do setor. Waldyr Promicia, vice-presidente da Abrafrutas, apresentou números positivos sobre as exportações brasileiras de frutas. Segundo ele, em 2024, o Brasil ultrapassou 1 milhão de toneladas exportadas, com um faturamento de US$ 1,38 bilhão, o que representa, portanto, um aumento de 2,04%. As frutas que mais se destacaram foram manga, melão, lima, limão, uva, mamão e melancia.

Apesar do avanço, Promicia apontou que o Brasil ainda tem um grande potencial a ser explorado. Ele destacou que, embora o país tenha capacidade para quadruplicar sua produção, o maior desafio está na abertura de novos mercados. Atualmente, a fruticultura brasileira representa apenas 4% das vendas globais. Dessa forma, coloca o Brasil na 23ª posição no ranking mundial de exportadores do segmento. Para ele, a Fruit Attraction São Paulo tem um papel essencial na aproximação com o mercado internacional, permitindo assim que compradores conheçam de perto os diferenciais da fruticultura brasileira.

Serviço – Fruit Attraction São Paulo 2025

Data: 25 a 27 de março de 2025 (terça a quinta)
Horário: 10h às 18h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda – São Paulo/SP
Inscrição: site oficial

 

Créditos – Destaque: Divulgação