Por: Carolina Riotto

A gastronomia é uma área do conhecimento que abraça os diversos aspectos da relação entre comida, cultura e sociedade. Por isso, ela vai muito além do ato de cozinhar e é capaz de influenciar significativamente a forma como utilizamos e aproveitamos os alimentos, desde a cadeia produtiva até nossas casas e, consequentemente, tem o importante papel de contribuir com o combate ao desperdício de alimentos. Dentre as diversas maneiras pelas quais a gastronomia pode contribuir para isso, duas têm se mostrado bem eficazes. Essas abordagens garantem que a magia da redução do desperdício aconteça.

Parcerias para a redistribuição de alimentos

Uma delas é fomentando parcerias e colaborações entre empresas que contribuam para melhor redistribuir alimentos e, por consequência, garantam que mais pessoas tenham acesso a eles. Por exemplo, o que a indústria e seus fornecedores podem fazer com os produtos que estão perto do vencimento? E aquelas bananas ou batatas no supermercado que estão com manchinhas, fora do padrão de comercialização, mas boas para consumo? O que fazer com o que não sai das prateleiras?

Indústrias e supermercados podem se unir em prol de iniciativas que vão evitar que esses alimentos sejam jogados no lixo, ampliando assim o impacto de suas ações. Isso não apenas reduz o desperdício, mas também ajuda a alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Um exemplo disso é o projeto Unidos Pela Comida (UPC), iniciativa criada por Hellmann’s, marca da Unilever, e implementada pela startup Infineat, que une supermercados e indústria a ONGs com o objetivo de salvar alimentos de irem para o lixo e dar uma melhor destinação a eles.

Na iniciativa, os parceiros que buscam soluções eficientes para acabar com o desperdício em suas operações recebem o convite para implementar os processos da Infineat. Esses processos incluem treinamentos, espaço de armazenamento e coleta de alimentos. Além disso, há a coordenação de logística entre os envolvidos e o controle de todos os dados por meio do aplicativo proprietário da startup. No dia a dia, as empresas separam os alimentos que estão em boas condições para consumo, mas já sem valor comercial, e os destinam às ONGs parceiras, que recebem os alimentos doados e os transformam para complementar refeições na mesa de quem precisa. E olha a magia aqui: com essa parceria e colaboração, mais de 1,8 mil toneladas de alimentos foram salvas de irem para o lixo em três anos.

Educação e conscientização na gastronomia

Outra maneira eficaz pela qual a gastronomia contribui para a redução do desperdício é criando movimentos que dão acesso ao conhecimento sobre o cenário, a importância de reduzir o desperdício em casa e como fazê-lo de maneira prática e saborosa. E tudo isso, claro, deve levar em consideração o contexto a que estamos inseridos. De acordo com pesquisa encomendada por Hellmann’s à Opinion Box, para mais de 60% dos brasileiros, reinventar novas receitas com ingredientes “esquecidos” na geladeira não é uma tarefa fácil. Além disso, há outros desafios, como a correria do dia a dia e a necessidade de variar o que se come.

O estudo ainda mostrou que segunda-feira é o dia da semana com maior propensão ao desperdício. Então, como organizar melhor o almoço de domingo em família, momento que faz parte da cultura do brasileiro? Essa, que é uma ocasião em que normalmente queremos ver a mesa farta, apresenta diversas oportunidades de se evitar o desperdício.

Práticas sustentáveis e iniciativas colaborativas

Desde o planejamento para fazer comida suficiente para todos, mas que também não sobre demais, é possível fazer escolhas mais conscientes. A escolha de pratos que permitem o uso integral dos alimentos também contribui para esse objetivo. Aliás, a devida conservação do que sobrou e a possibilidade de fazer novas receitas a partir dessas sobras também são importantes. Um exemplo prático: a salada de maionese, famoso acompanhamento sempre presente ao lado do churrasco ou do “frango de padaria”, apresenta uma versatilidade incrível e diversidade, incorporando diferentes ingredientes que variam conforme a região e o segredo da família, e se torna perfeita para aproveitar legumes um pouco esquecidos no fundo da geladeira.

Para isso, conteúdos nas redes sociais, workshops e cursos gratuitos podem fomentar a educação sobre o assunto e ajudar as pessoas a adotarem esses cuidados em casa. O movimento Segunda-Feira Sem Desperdício, também idealizado por Hellmann’s, é, portanto, uma dessas iniciativas que ajudam o consumidor nessa tarefa. Em parceria com influenciadores de gastronomia, a marca disponibiliza, gratuitamente, receitas feitas a partir do reaproveitamento e dicas de conservação de alimentos. Ou seja, num mundo onde os números do desperdício ainda são altíssimos, a gastronomia pode estar no coração das mudanças desse cenário. Combater esse desafio passa pela forma como a gastronomia amplia conversas e ações junto a atores da cadeia gastronômica, contribuindo para termos processos e consumo mais sustentáveis e eficientes.

 

Carolina Riotto é diretora de marketing na categoria de alimentos da Unilever no Brasil.


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Créditos – Destaque: Unilever