Por: Tatiana Bradaschia

As prateleiras dos supermercados e distribuidores de food service estão cada vez mais repletas de opções. Estão apresentando, assim, novos tipos de óleos de cozinha, como o óleo de algodão, com características e usos específicos. Por isso, essa diversificação no portfólio de produtos e soluções alimentares é uma tendência crescente em lares e restaurantes brasileiros.

Para aqueles que buscam conciliar desempenho, funcionalidade e principalmente saúde na preparação de pratos, essa variedade pode ser uma aliada valiosa. As opções variam desde novos sabores e aromas até ingredientes essenciais em qualquer cozinha, como o óleo vegetal.

Óleo de algodão

Um óleo que vem ganhando popularidade entre os brasileiros é o de semente de algodão. Este óleo se destaca pelo excelente desempenho em preparações quentes, especialmente na fritura por imersão, devido à sua alta estabilidade a temperaturas elevadas e seu odor neutro. Seu sabor igualmente neutro não interfere no sabor dos alimentos. Além disso, do ponto de vista nutricional, o óleo de algodão é rico em ômega 6, uma gordura insaturada essencial para uma alimentação saudável e o bom funcionamento do organismo.

No contexto dos restaurantes, além dos benefícios para a saúde, esse óleo oferece características que aumentam a rentabilidade do negócio. Para o segmento de food service, foi desenvolvida uma fórmula exclusiva de óleo de algodão que atende às necessidades dos operadores. O produto contém antioxidantes que aumentam a resistência do óleo às temperaturas de fritura. Dessa forma, estudos e testes práticos demonstraram que o óleo de algodão proporciona um rendimento duas vezes maior em comparação ao óleo de soja, sem comprometer a absorção, crocância e sabor dos alimentos.

Considerar o bem-estar e a satisfação dos consumidores é fundamental. O mercado alimentício está atento a isso e às necessidades do universo culinário. Por fim, seja na cozinha de um chef premiado ou na casa dos consumidores, a combinação de qualidade, saúde e desempenho de um ingrediente é um desafio que o setor tem superado, garantindo um cardápio nutritivo e saboroso.

 

Tatiana Bradaschia é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de óleos e gorduras para indústria, varejo e food service na Cargill.


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