A PUC-Campinas anunciou uma novidade que consiste em uma ação de gastronomia social. Trata-se do Projeto Cozinha Escola, que tem lançamento previsto para 5 de setembro, às 10h, no Hub Gastronômico da Universidade, localizado no Campus I.
O intuito é capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade social para atuar em atividades gastronômicas. Promovendo, assim, inclusão social e empregabilidade. A iniciativa conta com a colaboração da CEASA (Centrais de Abastecimento de Campinas S.A) e do ISA (Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação).
Nesta primeira edição, o projeto terá como foco a população do Parque Shalon, em Campinas. Serão 20 pessoas que terão a chance de participar de um programa de capacitação voltado para as áreas de panificação e confeitaria. A intenção é fomentar o espírito empreendedor, de forma que, ao término do curso, as alunas e os alunos tenham a capacidade de confeccionar produtos em seus próprios lares. Contribuindo, então, para a geração de renda familiar.
Parceria
Para isso, a estrutura do curso ficará à cargo do Hub Gastronômico da Universidade, o qual também cederá a equipe docente encarregada da capacitação. Já a CEASA irá providenciar transporte, insumos e uniformes necessários para o programa. Enquanto a ISA, que presta assistência a aproximadamente 270 mil indivíduos anualmente, assumirá a função de curadoria, supervisionando a ONG parceira e a comunidade beneficiada.
Nesta ocasião, o Instituto Trilho Certo, comprometido com a transformação das condições sociais de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade na região norte de Campinas, será a ONG envolvida no projeto. As aulas vão ocorrer todas as terças-feiras, das 9h às 12h30, tendo início em 5 de setembro e encerramento previsto para 28 de novembro de 2023.
“A parceria com a PUC-Campinas é gratificante para nós porque permite que a união de esforços faça com que o projeto seja um meio transformador na vida dos alunos. São pessoas em situação de vulnerabilidade social que, agora, poderão estar dentro de um ambiente universitário, aprendendo com professores de uma Universidade renomada, interagindo com alunos da graduação e, principalmente, sairão certificados pela instituição e aptos para melhor colocação no mercado de trabalho“, ressalta Valter Greve, Diretor-Presidente da CEASA Campinas.
Além de trazer benefícios significativos para a comunidade atendida, essa colaboração também promete beneficiar os próprios universitários. Nesse contexto, a coordenadora de Gastronomia, Andreia Pimentel, afirma que tão importante quanto a ação social é o ensino gerado pela disciplina de Gastronomia Social. Isso porque haverá incentivo ao olhar coletivo, para que os estudantes compreendam de que forma cada um pode colaborar com a melhoria da sua cidade. Bem como do seu entorno e depois do seu negócio.
Créditos: PUC-Campinas