Sabe-se que o vinho tem a uva como sua matéria-prima. Contudo, devido a isso, se pressupõe que ele é uma bebida vegana. Mas, nem todo vinho é um vinho vegano, pois há diferenças no processo que determinam o selo vegano.
A questão principal está na própria fabricação, que, durante o processo de produção, existe uma etapa chamada clarificação. Ela determina a pureza, intensidade, cor e o brilho da bebida. É neste ponto que, para realizar a clarificação, são usados alguns produtos de origem animal, entre eles, a albumina (da clara de ovo), a caseína (da proteína do leite) ou mesmo a cola de peixe. E, assim, o vinho deixa de ser vegano.
A classificação
É necessário ajustar e adequar os processos e os insumos utilizados na fabricação. Um dos exemplos de substituição pode ser a bentonita, um tipo de argila usado para filtrar as impurezas da bebida.
Tiago Locatelli, sommelier da Enoteca Decanter, conta que, além da bentonita, outros insumos de origem vegetal podem substitui-la, já que alguns processos precisam de proteína para estabilizar o vinho.
“Outro aspecto importante é que os vinhos certificados veganos não podem usar animais para trabalhos na lavoura, o que é comum em algumas regiões”, ressaltando a importância de não utilizar nenhum insumo de origem animal ao longo do processo de produção.
Identificando um vinho vegano
É comum fabricantes estamparem selos veganos em seus vinhos. Mas, às vezes, essa identificação de torna difícil, ainda que insumos animais façam parte da clarificação. O material, que é o agente coagulante, é descartado logo após a filtração, e, sendo assim, não está presente no produto final.
Alguns rótulos trazem informações como “não filtrado”, “não afinado” ou mesmo “método de auto clarificação natural”. Desta forma, indicando ausência de insumo de origem animal na cadeia produtiva.
Uma outra sugestão é buscar, na página do fabricante, informações sobre a fabricação e composição do vinho – citando, como exemplo, a Enoteca Decanter, que disponibiliza as informações detalhadas sobre seus produtos, no site, permitindo também pesquisa de diversos produtos, e, especificamente, os veganos.
Créditos: Freepik